quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tentações





Papo sério. Já ouvimos dizer bastante sobre tentações e já desviamos o olhar para quem insiste em falar sobre ela. Conversa ultrapassada, repleta de religiosidade e que não possui nenhum fim em si mesmo. Uma visão mais "intelectualizada" diria talvez que essa seja uma maneira sutil de repressão social por aqueles que controlam o sistema. Mas talvez esse tema não tenha sido abordado da forma mais franca e sincera. E ao meu ver, a tentação existe, é real, disfarçada de algo bom e com uma consequência ruim.


Não vou comentar aqui sobre um sistema de regras entre o que se pode e o que não pode ser feito. Não é assim. Somos adultos e já convivemos demais com regras e já estamos vivendo de uma forma em que reconhecemos a responsabilidade de cada escolha feita, não é verdade?  Porque então, toda aquela idéia de pecado, do isto é errado, aquilo é mal? Tudo isso está dentro de uma estratagema maior do que pensamos, vou dizer porquê.

Já ouvimos falar sobre riquezas, sexo, prazeres e que se não tivermos o devido cuidado, tudo isto pode se tornar uma tentação em nossas vidas e se prosseguirmos tornar-se-ão vícios e que por fim terão um único salário: a morte.

Um psiquiatra renomado relata em um de seus livros que o maior indice de pessoas no seu consultório gozam de bom status social. Mas que mesmo vivendo em mansões, possuem uma qualidade de vida miserável em seu interior. O homem pode buscar suas riquezas e alcançar milhões em sua conta monetária, entrando numa corrida desenfreada pelo sucesso profissional, sentando no posto maior de sua empresa e mesmo assim entrar num quadro depressivo irremediável culminando com o suícidio. Isto é real  meus amigos,não pense que estou somente devaneando. O que dizer do Crack de 1929? Milionários sucumbiram diante do panorama de cairem em falência. Sem titubear, pegaram o revolver de suas gavetas feita da madeira mais cara e atiraram contra sua própria cabeça. Irracionalmente, aniquilaram sua maior riqueza: A vida. Estranho, não? Não condeno o fato de ser rico ou gozar de boa renda monetária, mas me preocupo com o que acontece quando em nossos coraçoes as riquezas estão em primeiro lugar. Quando a ambição encontra um altar em nossas mentes, o mundo entra em guerra amigo. Já conhecemos duas, e ninguem sabe quando poderá vir a terceira. A riqueza pode ser uma tentação, você ainda dúvida?

E quanto ao sexo? Ontem conversava com um grande amigo e por dado momento começamos a indagar sobre esse assunto. Já reparou como na nossa sociedade tudo gira em torno do sexo? Leitor, se você deseja comprar uma camisa, na propaganda tem um casal no maior amasso, se o desejo é de beber uma cerveja a propaganda apela para a mulher mais sensual e se for apenas um refrigerante, porque não por uma mulher também? Coincidência(risos)? De forma alguma. O sexo tem poder sobre a mente de qualquer ser humano e a mídia sabe muito bem como manipular seus fantoches. Através de suas jogadas de marketing apelativas para o sexo, nos fazem parecer tolos quando insistem em fazer campanhas contra a Aids e fingem se assustar com crianças entrando cada vez mais cedo no mundo do sexo. Eles mesmo apelam e fingem que estão preocupados. O sexo é sem dúvida um dos maiores presentes que Deus poderia nos dar, mas da maneira suja como é vendido, torna-se um presente embrulhado numa caixa de sapato usada. Sexo anda combinado com o amor e é desfrutado da melhor maneira, no tempo certo, quando duas vidas estão fortemente unidas por uma aliança inquebrantável. Torna-se uma tentação quando não sabemos esperar, já que a própria espera enraiza um amor. Deus não é um estraga prazeres, mas a sociedade o faz parecer um.

E em relação aos prazeres? Estamos esquecendo da palavra equilibrio. O nosso próprio corpo responde de uma maneira ruim quando exageramos. Se encontramos um banquete delicioso em nossa frente e ultrapassarmos o limite a  gente se sente mal. Se a bebedeira for nosso Hobbie, poderemos sucumbir num fígado cirrótico. Tudo realizado de maneira desproposital cai numa vida sem sentido. Basta apenas pensar um pouco e perceberemos que tudo feito da melhor forma culminará em nosso próprio bem. Basta que sejamos inteligentes e sensatos.

Se eu pudesse simbolizar a tentação eu diria que a conheceriamos numa estrada de duas vias. Numa via a estrada parece nao ser tão atraente,  não é totalmente asfaltada alem de ser bastante dificil de caminhar em alguns trechos. Na outra, o contrário. A rua é aparentemente nova, bem asfaltada e nos atrai facilmente. Optando pela segunda estrada, aceleramos bastante o carro pois parece que ela é apenas uma reta sem fim. Podemos até botar o rosto para fora do carro e sentir o vento. Cada vez mais veloz e confiante nos deixamos levar e não percebemos a curva sinuosa à frente. Tentamos freiar o carro mas é em vão. Desastre. Fim. A estrada ingreme parecia mais dificil de ser trilhada, mas era a única que levava ao destino desejado.

E disse Jesus: Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.

Quando escrevo sobre todas estas coisas entendo o que Jesus queria dizer com a frase; Onde estiver o seu tesouro, ali estará o seu coração. Tudo depende daquilo que alimentamos em nossas mentes e facilmente podemos fazer daquilo que serviria para nossa felicidade uma fonte de vícios e ficamos presos a uma vida repleta de mentira, luxúria, ambição desenfreada.

Lembrando que quem vos escreve não entende o mundo como um manual de regras. E que repleto de imperfeiçoes, já errou e erra muito. Apenas entendi uma coisa. Deus nos ama bastante e nos perdoa do pior pecado. Entendi que Aqueles braços abertos numa cruz era para mim e que fui aceito no meu mais sincero arrependimento. E entendi que a vida em abundancia não é a vida desmedida, mergulhada nas mais diversas loucuras e bizarrices. Fui salvo por um amor perfeito de quem se fez imperfeito e maldição unicamente por querer passar a eternidade comigo. Como resistir a um amor assim? Não vivo sobre o que deve ou nao ser feito, embaixo do jugo do certo e do errado. Apenas descobri a liberdade de fazer aquilo que é certo e honesto, e quando vier a falhar encontro um perdão infinito e uma nova chance de acertar.

Reflito em como seria um mundo em que a mentira não houvesse lugar, que fossemos leais num relacionamento, e se escolhêssemos a solidariedade e equilibrio na sociedade com uma igual distribuição de renda e a ambição perdesse espaço nos corações dos homens. Talvez descobríssemos a paz e a real felicidade.

Mas, da forma como caminha a humanidade e pelas decisoes diarias que fazemos em cada circunstância e como sociedade, é fatídica uma conclusão:

A tentação tem sido forte demais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário