quarta-feira, 20 de junho de 2012

Compromisso

    

       E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se quebra tão  depressa. Eclesiastes 4:12

E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
Eclesiastes 4:12
E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
Eclesiastes 4:12
E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
Eclesiastes 4:12
E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
Eclesiastes 4:12



Acho que só o tempo é capaz de fazer a gente entender está palavra. Misture sentimento, decisão, caráter e maturidade que você vai começar a entender a palavra compromisso. Compromisso vai bastante além do amor pulsante, da euforia, da paixão que retira o apetite. Quando eu reflito sobre esta palavra, penso que ela é mais bem entendida quando tudo isto está praticamente ausente, quando os motivos que fizeram duas pessoas se relacionarem, o encantamento e romantismo não são referenciais num momento em que uma união é testada.

Primeiramente, focando este texto num relacionamento amoroso, é essencial o surgimento de um encanto. O afloramento de um sentimento e atração que busca como alvo principal o coração da pessoa amada. É de extrema importancia as flores e os bombons, os versos e canções. Assim, vai se enraizado o sentimento da paixão e com o tempo, a escolha de amar.

Aos poucos trocamos afinidades, dividimos sorrisos e ensaiamos declarações. Mas "nem tudo é flores", sabemos. Passamos a conhecer defeitos, erros e o principe encantado ou a princesa simplesmente vai se revelando um ser humano como qualquer outro. Surgem as responsabilidades, a necessidade de perdoar, e de amar quando o outro sequer merece tal atitude. O que falará mais alto nesta hora? Compromisso. Aliança.

E esta palavra não pode soar pesada, ou com teor de obrigação. É sentir-se honrado em dividir uma vida e ser mordomo dela, enquanto a eternidade não chega. Mas hoje tudo é um pouco diferente. Saímos para as baladas à procura de divertir às custas de outra pessoa. Temos apenas o desejo de trocar beijos e carícias, e depois de algumas horas nos separamos como se nada tivesse acontecido. Aprendendo a mecanizar tudo, o homem também mecanizou o amor. Cauteriza-se a consciência e desaprendemos a dividir sonhos, medos, alegrias e um simples romance já é tido como conto de fadas.

Compromisso é o que mantém a família, base de qualquer sociedade. É o que diferencia Homens de meninos, e Mulheres de meninas. Fico estarrecido quando vejo que crianças estão trocando sua infância para se aventurar naquilo que elas nem sequer entendem de fato. O lema é um só: Aproveite a vida, pois ela é uma só! Mergulhe nos prazeres e derrame-se em todo tipo de loucuras. Ilusão. Ao fim, sempre se questionarão: É só isso? E a minha pergunta é: O que seria de fato, aproveitar a vida? Sexo, drogas e Rock 'n Roll? Ou será que buscamos algo muito mais além disso? Algo que nos traga sentido?




Um compromisso faz isso. Quando entendemos que esta ligação move o céu e alegra o coração de Deus. Que a união de um Homem ou Mulher não se trata de mero feitio cultural, mas também simboliza a comunhão da trindade, quando dois se tornam um. Quando a pessoa amada não é prêmio, e sim uma benção entregue pelas próprias mãos de Deus. Compromisso é refazer os votos de uma união eterna, mesmo que a pessoa amada se encontra debilitada por uma doença. Compromisso é fazer de um relacionamento uma maneira de adoração a Deus.

Enfim:

Não é amor sem sentido, coincidências da vida ou um acaso por pura ironia do destino. Nada disso. É entender que enquanto Deus te criava, Ele pensava em mim. E a vida trouxe caminhos que por fim cruzariam numa estrada de uma via só. E mesmo se o instante de te conhecer demorasse, eu esperaria toda uma vida por você( ou duas, três). Não me importa. O que me importa mesmo é que daquele jeito que só a gente sabe, do amor que só a gente vive, que sejamos namorados até o ultimo suspiro de vida. E com a ousadia de discordar de Vinicius de Moraes, que vivamos um amor que dure, enquanto infinito.


3 comentários:

  1. Que saudades eu estava desses textos!!!
    Sempre inspirando a gente... ^^

    ResponderExcluir
  2. Saudade! Que o amor sempre seja eterno e que tenha o temor de Deus.

    ResponderExcluir