terça-feira, 3 de abril de 2012

Apenas uma mentirinha..

"Mentira tem pernas curtas." "Se mentir o nariz cresce" já ouvimos tanto isso, não é? Sabemos que a mentira tem um lugar importante em nossas vidas, infelizmente. Já mentimos e provavelmente voltaremos a mentir. A mentira tomou um espaço tão relevante que  guardaram um dia especial para ela: o 1° de Abril. Seria lindo se não fosse hediondo. Hilário, se não fosse patético. Já vivemos no país da corrupção, da falcatrua, da individualidade em prol dos próprios interesses, e como se não bastasse criam um dia para brindar a situação estafapafúrdia do cotidiano brasileiro?

Celebramos no primeiro de Abril aquela atitude que é tão fácil e que não exige lá muito esforço. Basta não termos caráter, honestidade, essas coisas. Sabemos direitinho como dar aquela "enrolada", somos tão espertos que sabemos a arte de enganar a nós mesmos! Não é pra menos, já que estamos tão adaptados, poder criar o Dia da Mentira!

Mentir é tão fácil, aquele caminho mais simples que encontramos para fugir da coragem necessária pra se expor a verdade.

Mentimos e dizemos: 1° de Abril! Bolamos a melhor enrolada, conseguimos enganar o nosso alvo e com boas gargalhadas soltamos: Calma, 1° de Abril!!  A brincadeira pode até ser engraçada, mas se soubéssemos o mal que a mentira faz, nunca, repito, NUNCA a levaríamos como uma característica nossa. Sabe porquê?

A mentira é uma companheira fiel dos covardes. Usamos a mentira para trair, roubar, destruir. Com a mentira conseguimos destruir amizades, relacionamentos.

A mentira ri na cara da confiança que levou anos para ser construída.

Mas já estamos tão acostumados a ela. Vivemos enganados, e tão encaixados que nada fazemos para mudar o status quo e nos tornamos indiferentes. Votamos no político corrupto, vemos a novela onde o "mocinho" mente para sua namorada porque está se apaixonando pela "mocinha" e a mídia nos molda à ficarmos do lado dos mentirosos. Parece que estou sendo radical, mas na verdade não. Se não tomarmos cuidado, caímos bem no papel de fantoche de uma sociedade que se adaptou com a falta de caráter e a desconfiança.

Bolaram o dia da mentira já que não titubeamos em escolhê-la diante dos momentos de intensa pressão. O jeitinho brasileiro sempre tem uma maneira de se safar das situações mais complicadas não é?

Penso em como seria se tivéssemos um dia da verdade. Aí sim seria bem diferente. Teríamos um choque radical diante do cotidiano em que aprendemos sorrateiramente a mentir. Já imaginou como seria? Pense comigo:

Duas "amigas" se cumprimentando e falando tudo que tá se passando na mente dela em relação a roupa, o cabelo ou o corpo da outra? Só restariam as verdadeiras amizades...(vou parar por aqui porque esse é realmente um assunto polêmico)

No dia da verdade acho que o orgulho iria por água abaixo. Os casais diriam mais que se amam, alguns se declarariam mais e outros acabariam por findar, já que estavam firmados num alicerce enganoso e de nada adiantaria continuar.

Seriam tantas revelações que com certeza teríamos um dia recheado de lágrimas e sorrisos. Pelo menos, as mais sinceras lágrimas e o mais puro sorriso. Falaríamos da nota da prova, os assassinos confessariam seus crimes, muitos se arrependeriam dos erros cometidos. As mágoas seriam reveladas e os fantasmas que assombram as nossas mentes seriam jogados para fora.

Pena que a verdade exige coragem. Exige caráter e honra e nem todos estão dispostos a fazer dela um atributo de sua personalidade.

A verdade liberta. " E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

É uma pena mas a história da humanidade ainda será acompanhada pela mentira. Haverá ainda muita falcatrua, hipocrisia e falsidade. Mesmo com todas as consequências ruins que uma mentira traz.

Mas sonho com o dia em que só existirá a verdade. Sem lugar para a enganação, traição. Sem mais desconfianças, nem gente querendo se dar bem ás custas da infelicidade do outro. Um lugar em que a sociedade espetáculo que ri e chora só para agradar seja um passado a muito distante. A verdade e nada mais.

Mas por incrível que pareça, esse dia ainda chegará. Acredite, eu não estou mentindo.

No final das contas, a Verdade sempre vence.


                                                                                                                               Por:Iuri Vasconcelos




3 comentários:

  1. Adorei, Iuri! Belíssimo texto! Parabéns! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ray.. sempre bom ver seus comentarios por aqui..

      Excluir
  2. ola meu rico

    simplesmente divino seu texto

    embora os covardes se alimentem de mentiras

    não tem como mais cedo ou mais tarde a verdade

    sempre aparece

    bjim guri

    ResponderExcluir