domingo, 25 de março de 2012

Felicidade

Há tempos tenho o desejo de escrever sobre felicidade. De certo que por querer "tocar  o abstrato", por vezes me esquivei. Felicidade tem tantos conceitos e é preenchida quase em sua plenitude pela individualidade.Portanto, não tem como eu não deixar um pouco da minha aqui.

Felicidade. Só o soar desta palavra já produz um bem. Temos tantos desejos de sermos felizes, não é? E o que me deixa mais intrigado é que ao longo do tempo o nosso conceito de felicidade vai mudando...


Quando criança, talvez o sinônimo de felicidade fosse o pacote de "Jujuba" ou quando o meu pai me dava 1 real para comprar doces. O sorriso era capaz de tomar todo o rosto. Quando criança adorava filmes e era capaz de passar uma tarde inteira na Locadora em busca daquele que considerava o melhor. O que era isto para mim? Felicidade.
Felicidade era "bater o baba"ou passar a tarde jogando video-game. Felicidade era a viagem em família, o banho de praia, as cartas na mesa( e continua sendo).

Ser feliz é o melhor presente que poderíamos nos dar.

É quando a gente fica sozinho no quarto e deixamos que os pensamentos fluam para um passado com as melhores lembranças.

Felicidade é o banho de chuva, a cobertura de chocolate no bolo.

Felicidade é perdoar. É o sorriso que contagia e a lágrima que cura.

Felicidade é cometer uma "doce loucura". Contar uma piada, "plantar bananeira".

É quando você deixa o seu coração viajar em pensamentos, permitindo que ele repouse lá em outro coração.

Felicidade é trocar palavras de amor, de carinho. Felicidade é um abraço, o beijo apaixonado.

Felicidade é o afeto saudoso do filho quando o pai chega do trabalho.

Felicidade. Tantas facetas que temos para ela. Mas também, podemos mascará-la. Primeiro porque felicidade não se compra. Digamos que você seja um bilionário, riquíssimo em posses, empresas, mansões. Agora eu te peço uma coisa: venda tudo e compre um amigo! Pena que mesmo com todo esse dinheiro isso não será possível. E acredite em mim, este é um ingrediente essencial à sua felicidade. Amigo não se compra, se faz, se reconhece - já dizia o poeta.


Mascaramos a felicidade com a cirurgia plástica,quando inutilmente tentamos vencer os dissabores do tempo. Lembrando que não estou sendo de forma nenhuma contra essa atitude, apenas querendo ressaltar que se você não estiver bem por dentro, a mudança puramente externa, produzirá apenas uma falsa auto-estima. E nesse caminhar, com o passar dos anos você estará parecendo mais um boneco semelhante ao "Coringa" do que a eterna princesa do conto de Fadas. Felicidade,antes de tudo é um caso de amor genuíno consigo.

Mascaramos a felicidade com o trabalho. Quando deixamos tudo de lado e nos entregamos resolutamente ao emprego, nos encaixando no papel de robô. Perda de tempo. Creio ser essa uma maneira sutil que encontramos para fugir de nossas responsabilidades como ser humano diante da família, do casamento, dos relacionamentos. Fazemos do trabalho uma fuga e a felicidade vai por água abaixo.

Felicidade é equilíbrio. Quando entendemos que não existe o " eu não consigo viver sem você". Quando criamos uma total dependência do outro e adoecemos aquilo que chamamos de amor. Paradoxalmente, mata-se por "amor". Nunca vi isso, muito menos a felicidade. Felicidade é a ternura e a leveza de que não precisamos do outro para estarmos bem, e que ter um(a) companheiro(a) apenas se soma a felicidade que outrora, você já possuía.

Felicidade é a individualidade. A privacidade de você poder ser apenas você. É o tempo só, quando a gente conversa com a gente para saber como tudo está(não, não é esquizofrenia,se é que você me entende).

Felicidade é o Milagre do Amor. A paz a preço de Sangue. Paga pelo próprio Filho de Deus para que pudéssemos alcançar a Salvação. Não por obras, por mérito. Por Graça, o Amor imerecido.

Felicidade é a escolha acertada. Quando o caráter e a honestidade insiste em falar mais alto. Não por falsos moralismos ou por querer parecer bom, apenas por entender que sua consciência limpa é o seu maior bem.


São tantas felicidades,não é? Daí percebo que a rima entre felicidade e simplicidade não é por acaso. Andam juntas, juntíssimas, de mãos dadas. É contemplar a flor, as águas tranquilas.

Sabemos que nem tudo nesta vida vai sempre bem. Temos uma doença a enfrentar, uma perca, a falta de emprego. Mas apenas não matem a esperança.

Portanto, peço a Deus apenas algumas coisas. Uma família amorosa, saúde, a conversa boba com os amigos, a casa simples e aconchegante.


Que eu não esqueça do meu próximo, que eu perceba que enquanto eu me sinto frustrado por não ter manteiga para passar no pão, alguém está mendigando farinha e eu posso ajudar.

Peço a profissão em que eu possa fazer alguma diferença e possa trazer bons momentos com toda a minha família.

E acima de tudo, que eu não me esqueça de Deus e que um dia,brevemente, reinará a Eterna Justiça e o mal não existirá.


Peço apenas um espaço onde caiba a felicidade. E pelo que vi, ele não precisa ser tão grande assim como a gente imagina.





                                                                                                                      Por: Iuri Vasconcelos

3 comentários:

  1. Impossivel ler tão belos textos e não deixar que os mesmo invadem o nosso interior de forma inexplicável...parabens irmão

    Lívia vasconcelos

    ResponderExcluir
  2. Conseguiu abordar de maneira muito boa o que é a felicidade, trouxe conforto ao ler e ao mesmo tempo deu vontade de correr ainda mais atrás dessa tal felicidade. Parabéns!

    Rebekka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Bekka!!Vamo correr atras sim! Valeu pelo comentario!beijao!

      Excluir