sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Conquistar o mundo



Ele surge. Apenas com seus dezessete anos de idade ele consegue parar os olhos do mundo em seus pés. Em suas chuteiras, para ser mais claro. Pelé, o rei do futebol. Driblando um, dois, três. Marcando vários gols. Mais de mil. E hoje, um senhor, ele continua sendo lembrado através de seus feitos nas quadras há décadas atrás. E creio eu, será sempre lembrado mesmo após sua morte. Mas este feito não é apenas de Pelé. Temos ainda no futebol, inúmeros craques que marcam esta geração como Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo. Na informática, temos o inventor da Microsoft, Bill Gates. Na ciência, temos Einstein, um brilhante cientista. Na música, Beethoven. Nas artes, Picasso. Todos, nomes inesquecíveis. “Eternos”.

Agora, a questão é: estes homens conquistaram o mundo? Ganharam o mundo? Dias atrás esta questão me perturbou e tentei chegar a algumas conclusões. O que significa para mim, para você, ganhar o mundo? Talvez não alcancemos o prestigio destes nomes ali em cima, mas se formos bem sucedidos, tivermos uma boa família e desfrutarmos de uma boa qualidade de vida, nos consideraríamos como vitoriosos ou pelo menos conquistadores do nosso “mundinho”? A resposta é muito simples. Depende da perspectiva. E da perspectiva cristã ou se preferir, aos olhos de Deus, se sua vida resumir-se aquele primeiro parágrafo, ou aqueles sonhos comuns de qualquer ser humano, permita-me dizer que você não conquistou o mundo. Pelo contrário, o mundo conquistou você. Ele o Ganhou.
           
 Imagine você sendo a pessoa mais influente de sua época. Todos te reconhecem não importa onde você esteja. Talvez reconhecido (a) pela sua beleza. Ou talvez, pela sua brilhante inteligência. Você tem muito dinheiro. Casas, carros, empresas. O mundo inteiro celebra sua existência. Você possui fãs. É um ídolo. Um ícone em sua breve passagem pela humanidade. Pare. Leia de novo a frase do ícone. É isso mesmo. Breve. Por acaso, você acha que só você conquistou tudo isso? Já existiram pessoas como você. Que tiveram o mesmo dinheiro, as mesmas casas e as mesmas empresas. E assim como ele “passou”, você vai passar também. E será rápido. Sendo mais franco, um dia seremos postos em um caixote de madeira, e talvez nos vistam com nosso melhor paletó, que mesmo assim não poderemos levar conosco. Na verdade, só vai fazer diferença aos bichinhos lá embaixo da terra:
  
    - E aí cara, qual seu paletó preferido?
   - Bem, o azul tem um gosto delicioso.
   - É verdade. Ainda mais se for feito pela Pierre Cardin.
           
Triste fim não é? Nossa casa talvez seja derrubada e se transforme num bar. Nosso dinheiro circulará na mão de varias pessoas. E conseqüentemente seremos, infelizmente, esquecidos. Você não ganhou o mundo. Ele veio com suas mãos enormes, te envolveu, e te arrebatou num piscar de olhos. Você foi mais uma vitima como milhões de outras. Conquistado pelo mundo, e inocentemente pensando que o havia conquistado. O sucesso foi apenas uma mera ilusão.
           
 Agora pense numa outra situação. Você anda pelas ruas, e tem uma vida estável, apesar das dificuldades. Está chovendo e você para num toldo para se proteger das águas. Ao seu lado, uma mulher está chorando, copiosamente. É noite, e pelo que parece, só estão vocês ali. Você se aproxima e pergunta por que Ela está tão desesperada. Ela conta tudo. Acabou de perder o marido por parada cardíaca. Ela dizia não ter mais esperanças, era pobre e o marido que fazia alguns bicos para sustentar a casa. Seu desejo, diz a mulher, é de se matar. Acabar de vez com toda esta preocupação. Você olha para sua mão direita e se lembra que acabara de sair da igreja, e está carregando sua bíblia. Você senta ao lado daquela mulher e conta que um dia Alguém foi capaz de morrer por ela para salvar sua alma e lhe dar a vida eterna. Que Seu nome é Jesus Cristo, e que Ele é plenamente capaz de lhe trazer a paz, mesmo que num momento tão tempestuoso. Ao fim, você a pergunta se quer aceitar o convite de paz daquele Carpinteiro de corações. Ela diz que sim. E serenamente, aquela mulher consegue sorrir, pois sobrenaturalmente encontrou tudo que um dia procurava: paz, descanso para sua alma. A mulher se despede e diz que está decidida a viver não importando as circunstancias, pois sente que Deus não é mais um ser distante, é um Amigo.
           
      E quanto a você? Bem, volte para sua casa, sente-se no sofá e tente relaxar um pouco, pois para Deus você conquistou algo mais valioso que o mundo inteiro. Isso mesmo, mais. Pois Ele nos diz:

" Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" Marcos 8:35-36

Um comentário: